Informações úteis sobre viajar de Cabo Verde para a União Europeia e como estudar na Europa.

Oportunidades para estudar na União Europeia

Erasmus+

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

O programa oferece oportunidades para indivíduos e organizações, incluindo mobilidade no ensino superior, no ensino e formação profissionais, na área da juventude e do desporto, e no âmbito de projetos de cooperação com parceiros europeus.

Criado em 1987 como um programa europeu, já atraiu mais de 15 milhões de participantes. No entanto, foi em 2014 que o Erasmus+ abriu sua participação a países fora da União Europeia e é hoje um programa global com países participantes em todos os continentes. 

O orçamento total do Erasmus+ para 2021-2027 é de 26 mil milhões de euros.

Consulte a secção Recursos do portal Erasmus + para obter informações sobre apoio linguístico, documentos para candidatos e gestão de propostas.

Erasmus+

Porquê participar no programa Erasmus+ ?

Após um período de formação no exterior, os jovens têm mais sucesso no mercado de trabalho e maiores oportunidades de melhorar suas perspetivas de carreira, como demonstrado por pesquisas do Erasmus+.

Uma das competências aprimoradas pelo Erasmus+ é o multilinguismo. No entanto, muitas universidades oferecem formação em inglês.

Outras competências interpessoais incluem aprendizagem contínua, adaptabilidade, autonomia, comunicação intercultural e liderança. 

 

O Programa Erasmus + tem várias modalidades:

Para mais informações sobre estas oportunidades, nomeadamente sobre os critérios de elegibilidade, consulte o Guia do Programa Erasmus+.

Pontos Focais nacionais para o Erasmus+ 

Quem são os Pontos Focais nacionais para o Erasmus+ ?

  • Servem de pontos de contacto nos respetivos países para fornecer orientações sobre as oportunidades de participação no programa Erasmus+.

  • A Comissão Europeia apoia os pontos focais nacionais para o Erasmus+ nessa tarefa e na organização de eventos e sessões de informação para promover o Erasmus+ e mostrar o que os projetos estão a realizar no país/região.

Porquê relacionar-se com Pontos Focais nacionais para o Erasmus+ ?

  • os pontos focais nacionais para o Erasmus+ dispõem de redes alargadas nos seus países e regiões e podem recomendar organizações com competências ou interesses relevantes na área do seu projeto.

Como contactar o Ponto Focal nacional para o Erasmus+ em Cabo Verde?

 

Stay informed

Viajar para a União Europeia

Em 2008, a UE e Cabo Verde assinaram uma Parceria para a Mobilidade que proporciona um quadro para o diálogo político e a cooperação em matéria de migração. Este acordo é bidimensional e inclui um acordo de facilitação da emissão de vistos e um acordo de readmissão. 

Na sequência deste acordo, foi criado um Centro Comum de Vistos na Praia. Este centro é gerido por Portugal, em parceria com a Bélgica e o Luxemburgo e processa pedidos de visto Schengen a 19 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suécia, Hungria, Islândia e Suíça). 

Para mais informações, consultar o website do Centro Comum de Vistos: https://eurovisaccv.eu/ 

O Acordo sobre a facilitação da emissão de vistos foi revisto em 2021. Esta revisão introduziu alterações para simplificar os procedimentos de emissão de vistos. Nomeadamente, o acordo reduz as taxas associadas ao pedido de visto; alarga as categorias elegíveis a solicitar um visto de múltiplas entradas e simplifica a documentação solicitada. 

Embaixadas

A União Europeia e os Estados Membros em Cabo Verde

A atividade da União Europeia em Cabo Verde desenvolve-se em estreita coordenação com os Estados-Membros com representação diplomática no país. 

Em Cabo Verde, os beneficiários Erasmus+ para Portugal, Espanha, Luxemburgo e França (Estados membros com representação diplomática em Cabo Verde) têm acesso direto, normalmente por canais específicos e prioritários, às secções consulares das Embaixadas ou aos centros de receção da documentação para gestão de vistos de estudos, residência no país, etc.

Portugal

Avenida OUA, CP 160, Achada de Santo António, Praia

Tel.: (+238) 262 60 97 (Embaixada)

(+238) 262 39 25 (Secção Consular)

E-mail: praia@mne.pt (Embaixada)

sconsular.praia@mne.pt (Secção Consular)

 

Espanha

Rua de Espanha, nº 1, 

Achada de Santo António,  Praia. 

Tel.: (+238) 2601800

E-mail: emb.praia@maec.es

Para assuntos consulares: emb.praia.vis@maec.es

 

França

Quartier du Plateau, 28 Tenente Valadim
CP192 - Praia 

Tel. : + 238 260 45 35

Email: cad.praia-amba@diplomatie.gouv.fr 

 

Luxemburgo

Quebra Canela, C.P. 163 – Praia

Tel.: (+238) 261 95 62

Urgência consular: (+238) 974 33 93 

E-mail: praia.amb@mae.etat.lu