Agricultura e Segurança Alimentar

Agimos para mitigar os efeitos da seca nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe, com financiamento a projectos destinados a desenvolver práticas agrícolas adequadas nestas regiões áridas. Nas comunidades, os/as nossos/as beneficiários são formados/as à produção hortícola, captação e gestão da água, educação nutricional...
Por outro lado, outras acções a nível institucional permitem reforçar as capacidades dos órgãos públicos, por exemplo em gestão de desastres. Nestes vários níveis de intervenção, ajudamos a melhorar a saúde das famílias e desenvolver a actividade local. Gradualmente, a população rural ganha capacidade para tornar-se mais resiliente e estável.
FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola
Início: 2018 | Conclusão: 2024 | Montante (€): 65.000.000
Implementação: FAO, PNUD, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I. P, Vall d’Hebron Barcelona Hospital Campus, Ajuda da Igreja Norueguesa, Visão Mundial, ADPP, CODESPA, Development Workshop, COSPE, ADRA, People In Need, Fundação Fé e Cooperação, CUAMM - Médicos para África.
Consultar o portal do FRESAN
O programa FRESAN inclui um programa de subvenções para financiar as actividades de organizações da sociedade civil na área da agricultura, nutrição e gestão da água. O primeiro envelope financeiro permitiu o lançamento de nove projectos.
Conheça algumas das acções apoiadas:
Ekevelo acompanha quatro comunidades agropecuárias no município do Virei (Namibe), para reforçar as suas competências de produção agrícolas e facilitar as relações com as autoridades locais responsáveis, melhorando assim os meios de subsistência de 150 famílias (cerca de 2250 pessoas).
Para garantir o abastecimento da população em água, o projecto PARMES pretende construir 100 cisternas de calçadão com uma capacidade de 58 mil L cada, nas localidades-alvo.
Ver também: Estratégia da União Europeia para Alianças e Parcerias Verdes