Bolsas de formação de professores para o Ensino Técnico-Profissional
Um total de 11 cursos com 475 vagas em diferentes áreas de formação, serão assegurados pela Universidade Agostinho Neto, em conjunto com o ISCED de Luanda com 8 Cursos e pela Universidade José Eduardo dos Santos, em conjunto com o ISCED do Huambo com 3 Cursos. As bolsas abrangem as áreas da Construção Civil, Electrotecnia e Energia, de Electrónica e Automação, de Electrónica e Telecomunicações, Máquinas e Motores, Mecânica do Frio e Climatização, de Metalomecânica Electromecânica e Manutenção, Gestão Agrícola, de Produção Agro-Pecuária e de Indústria Agro-alimentar.
Os cursos de formação de professores têm uma duração de 3 anos, conferem o grau de bacharel e habilitam os diplomados para o exercício da função docente no ensino técnico-profissional, podendo candidatar-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, Pedagógico e Técnico-profissional, com idade inferior a 30 anos.
As inscrições têm lugar no Campus da Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Camama, e na Faculdade de Ciências Agrárias, no Huambo – Chianga, a partir do dia 2 de Janeiro de 2020.
Informações complementares podem ser obtidas junto das Universidades Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, e na página Facebook do projecto RETFOP.
O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. O projecto será implementado nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge até 2023. Financiado pela União Europeia com uma dotação financeira de 22 milhões de Euros, é gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France.