Bolsas de formação de professores para o Ensino Técnico-Profissional

26.12.2019
Luanda

No próximo ano académico de 2020, um ambicioso programa de formação de professores para o ensino técnico-profissional será lançado no âmbito de um programa financiado pela União Europeia que visa estimular a formação para reduzir o desemprego em Angola. As candidaturas às bolsas de estudo serão abertas a partir do dia 2 de Janeiro aos diplomados do ensino secundário que cumprem com os requisitos.

Um total de 11 cursos com 475 vagas em diferentes áreas de formação, serão assegurados pela Universidade Agostinho Neto, em conjunto com o ISCED de Luanda com 8 Cursos e pela Universidade José Eduardo dos Santos, em conjunto com o ISCED do Huambo com 3 Cursos. As bolsas abrangem as áreas da Construção Civil,  Electrotecnia e Energia, de Electrónica e Automação, de Electrónica e Telecomunicações, Máquinas e Motores, Mecânica do Frio e Climatização, de Metalomecânica Electromecânica e Manutenção,  Gestão Agrícola, de Produção Agro-Pecuária e de Indústria Agro-alimentar.  

Os cursos de formação de professores têm uma duração de 3 anos, conferem o grau de bacharel e habilitam os diplomados para o exercício da função docente no ensino técnico-profissional, podendo candidatar-se os diplomados do Ensino Secundário Geral, Pedagógico e Técnico-profissional, com idade inferior a 30 anos.

As inscrições têm lugar no Campus da Universidade Agostinho Neto, em Luanda – Camama, e na Faculdade de Ciências Agrárias, no Huambo – Chianga, a partir do dia 2 de Janeiro de 2020.

Informações complementares podem ser obtidas junto das Universidades Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, e na página Facebook do projecto RETFOP.

 

O projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola tem como objectivo geral contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais capacitado e empregável. O projecto será implementado nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge até 2023. Financiado pela União Europeia com uma dotação financeira de 22 milhões de Euros, é gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France.

https://www.facebook.com/retfopangola/

https://europa.eu/capacity4dev/projetoretfop