O Global Gateway é a estratégia europeia para impulsionar ligações inteligentes, limpas e seguras nos sectores digital, energético e dos transportes, e para reforçar os sistemas de saúde, educação e investigação em todo o mundo. Através de uma "abordagem de Equipa Europa", o Global Gateway reúne a UE, os seus Estados-Membros e as suas instituições financeiras e de desenvolvimento para mobilizar o setor privado e alavancar investimentos que promovam o crescimento sustentável.

Entre 2021 e 2027, a Equipa Europa mobilizará até 300 mil milhões de euros em investimentos para projetos sustentáveis, transformadores e de elevada qualidade, tendo em conta as necessidades dos países parceiros e garantindo benefícios duradouros para as comunidades locais. Isto permite aos parceiros da UE criar sociedades e economias resilientes e sustentáveis, mas também criar oportunidades para o setor privado dos Estados-Membros da UE investir e manter-se competitivo, garantindo simultaneamente os mais elevados padrões ambientais e laborais, bem como uma gestão financeira sólida.

Mais informação: Global Gateway

Em Angola a UE está a trabalhar coletivamente numa série de flagships/iniciativas emblemáticas no âmbito do Global Gateway:

 

O Corredor de Lobito

O Corredor do Lobito liga as regiões meridionais da República Democrática do Congo (RDC), noroeste da Zâmbia e Angola aos mercados comerciais regionais e globais através do porto do Lobito

O Corredor do Lobito é uma importante rota económica que liga o porto do Lobito em Angola à província de Katanga na República Democrática do Congo e ao Cinturão de Cobre na Zâmbia.

Sendo a primeira ligação ferroviária transcontinental de acesso aberto em África, tem potencial para desbloquear o enorme potencial económico da região, aumentar as oportunidades de exportação e promover a integração regional.

A União Europeia, os Estados Unidos, a Itália e os três países de acolhimento, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Sociedade Financeira Africana assinaram um Memorando de Entendimento (ME) que estabelece um quadro de cooperação para o desenvolvimento do Corredor do Lobito. 

O projeto emblemático do Corredor do Lobito abrange várias componentes de construção da linha ferroviária Zâmbia-Angola («greenfield»); reabilitação do segmento ferroviário da RDC (fronteira Kolwezi-Dilololo-Angola) com a criação de uma PPP; modernização e operacionalização da ferrovia angolana (Lobito Atlantic Railway LAR); medidas não vinculativas em matéria de trânsito & facilitação do comércio, cadeias de valor agrícolas sustentáveis, acesso às energias renováveis & adaptação às alterações climáticas, educação & EFTP e criação de emprego; cadeias de valor de matérias-primas críticas (no âmbito dos memorandos de entendimento sobre matérias-primas essenciais com a RDC e a Zâmbia).

LC

 

Outras iniciativas

Barra de Dande (Flagship 2023) - Estabelecimento de um corredor verde e digital entre o porto português de Sines e o porto angolano da Barra do Dande, liderado por Portugal e cujo o memorando de entendimento entre Autoridades Portuárias foi assinado em junho de 2023. O objetivo principal é contribuir para a segurança  das cadeias de abastecimento nos sectores agricultura e metais críticos nos níveis regional e mundial.

Infraestruturas TVET e modernização da formação profissional agrícola (Flagship 2024) - Orçamento total de 40 milhões de euros, dos quais 35 milhões de euros de empréstimo soberano da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e 5 milhões de doação da UE (assistência técnica). O objetivo é adaptar a mão de obra às necessidades do mercado e melhorar a igualdade entre homens e mulheres através de formação sensível às questões de género.

Eletrificação Rural (Flagship 2024) - Projeto do sector privado da empresa MCA que consiste de fornecimento e instalação de solução integrada para a eletrificação sustentável de 60 comunidades em cinco províncias de Angola. Mais de 200.000 agregados familiares (cerca de 1 milhão de angolanos) terão acesso à eletricidade. Financiamento através de Garantias de Crédito à Exportação fornecidas pelo Ministério Federal Alemão dos Assuntos Económicos e da Ação Climática.

Reabilitação da estrada EN140 entre Mussende e Cangandala (Flagship 2024) - Projeto do sector privado da empresa alemã Gauff GmbH & Co. e consiste na reabilitação de 98 km. Financiamento do projeto foi mediado através de um consórcio bancário e garantido por cobertura de crédito alemã à exportação. O projecto inclui a construção/reabilitação de um troço de estrada com 98 km de comprimento.