Amazônia ganha novo financiamento para ampliar conetividade digital
COMUNICADO DE IMPRENSA
Amazônia ganha novo financiamento para ampliar conetividade digital
No âmbito do programa Global Gateway da União Europeia, a ação prevê a ampliação da conetividade digital na Amazônia brasileira.
Belém, 13 de novembro de 2025 — O Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estabeleceram uma parceria para cofinanciar projetos de até 280,5 milhões de euros (1,74 bilhão BRL), destinados a ampliar a conectividade digital na Amazônia brasileira.
Os projetos — parte da iniciativa Global Gateway da União Europeia e do programa Amazônia Sempre do Grupo BID — preveem a instalação de cabos submarinos de fibra óptica nos estados do Maranhão e do Pará, levando internet rápida e acessível a aproximadamente 15 milhões de pessoas.
A iniciativa vai ampliar o acesso à educação online, telemedicina e comércio eletrônico, beneficiando 350 mil estudantes, 250 comunidades quilombolas, 110 aldeias indígenas e 100 comunidades ribeirinhas. Além disso, 2 milhões de pessoas terão acesso a serviços públicos digitais aprimorados, por meio de um novo centro de dados regional.
Os acordos foram formalizados durante uma cerimônia na COP30, com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, do presidente do Grupo BID, Ilan Goldfajn; do CEO do Grupo AFD, Rémy Rioux, do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenaine, e de representantes do Ministério das Comunicações do Brasil e dos governos do Maranhão e do Pará.
Essa parceria vai além do escopo técnico inicial: ao conectar Brasil, Guiana Francesa e Europa, fortalece a conectividade digital, reduz desigualdades regionais e aprofunda a cooperação estratégica entre França e Brasil.
O investimento prevê a instalação de 350 a 500 km de cabos submarinos e um data center no Maranhão, além de 425 km de cabos no Pará, conectando Salinópolis ao sistema internacional EllaLink.
Apoio da União Europeia
Os projetos incluem 11,8 milhões de euros (73,5 milhões BRL) em recursos não reembolsáveis da União Europeia, fornecidos por meio do programa EU Latin American Investment Facility (LACIF) e canalizados via AFD.
Essa cooperação está alinhada às estratégias digitais nacional e estaduais do Brasil e à Agenda de Investimentos Global Gateway UE–ALC. Durante o evento, o Grupo AFD e a União Europeia formalizaram a concessão desses recursos com a assinatura de um acordo de delegação, marcando um importante avanço na colaboração.
Ao promover infraestrutura sustentável e integração regional, a iniciativa está alinhada à estratégia Global Gateway da União Europeia, conectando Europa e América Latina por meio de uma transformação digital inclusiva e sustentável.
CONTACT DETAILS
Para mais informações:
Teresa Coutinho
Assessora de Imprensa
Delegação da União Europeia no Brasil
Tel: +55 (61) 98375 0055
teresa.coutinho@eeas.europa.eu