União Europeia concretiza doação de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia

A União Europeia concretizou hoje em Belém a doação efetiva de 20 milhões de euros (cerca de R$124 milhões) para o Fundo Amazônia.

Belém, 13 de novembro de 2025

 

A União Europeia concretizou hoje em Belém a doação efetiva de 20 milhões de euros (cerca de R$124 milhões) para o Fundo Amazônia.

Num encontro realizado durante a COP30, a chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Marian Schuegraf, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, celebraram a efetiva entrega da contribuição europeia, marcando o início dos desembolsos europeus, programados para os próximos quatro anos.

A cerimônia contou com a presença do BNDES, instituição gestora do Fundo e parceiro estratégico na implementação do acordo marco firmado entre o banco e o KfW, reforçando a importância da cooperação financeira internacional na agenda ambiental brasileira.

O Fundo Amazônia, reconhecido como mecanismo fundamental para o combate ao desmatamento e promoção do desenvolvimento sustentável na região, recebe com esta entrega mais um impulso à construção de soluções inovadoras. 

O aporte europeu, anunciado em 2023 e agora efetivado, insere a União Europeia no centro das principais iniciativas de conservação e restauração ambiental, além de ampliar o protagonismo das comunidades locais e indígenas na governança florestal, promovendo resultados de impacto social, climático e econômico.

Durante o encontro, a embaixadora Marian Schuegraf ressaltou que a doação europeia simboliza o compromisso reafirmado com a agenda ambiental e com a justiça climática global.

“Esta parceria demonstra um compromisso inabalável com o combate às mudanças climáticas por meio de ações que beneficiem tanto a natureza quanto a humanidade. Ela reforça a intenção de fortalecer a colaboração com o Brasil, com foco na conservação, na produção sustentável abrindo espaço à sociobioeconomia, ao mesmo tempo em que se busca acesso a mercados e promoção aos investimentos sustentáveis”, afirmou. 


Marina Silva destacou que a efetivação do aporte da União Europeia ao Fundo Amazônia fortalecerá ainda mais este que é um dos principais mecanismos de execução da política ambiental brasileira. ´

“Os recursos destinados ao fundo por países parceiros são viabilizados pelos bons resultados no combate ao desmatamento na Amazônia alcançados pelo governo do presidente Lula: nos últimos três anos, foram 50% de redução”, afirmou. “As doações, por sua vez, ampliarão as ações de preservação do bioma, reforçando um ciclo virtuoso que beneficia povos indígenas e comunidades tradicionais que mantêm a floresta em pé, impulsionam a pesquisa científica, estimulam a bioeconomia e garantem segurança alimentar.” 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a contribuição demonstra a confiança mundial na atuação do Fundo Amazônia. “O mundo reconhece que o Brasil voltou a liderar a agenda climática. A União Europeia deposita sua confiança no modelo do Fundo Amazônia, na gestão do BNDES e nas políticas ambientais conduzidas pelo governo brasileiro. Essa parceria fortalece o combate ao desmatamento, a restauração florestal e a proteção da sociobiodiversidade”, pontuou.

O BNDES também enfatizou a relevância de sua cooperação de longo prazo com o KfW e com a União Europeia, destacando que o fortalecimento institucional e técnico da gestão do Fundo será determinante para otimizar os resultados desta nova fase de investimentos.

 

 

Esse marco cumpre a promessa anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante sua visita ao Brasil em 2023. 

A concretização deste compromisso, em solo amazônico e no contexto de uma conferência internacional de grande relevância climática, sinaliza um novo patamar na atuação conjunta e consolida a confiança na capacidade do Fundo Amazônia de alavancar investimentos sustentáveis na região, com geração de valor, fortalecimento de cadeias produtivas e promoção de mercados mais justos e inclusivos.

            

Para mais informações:

Teresa Coutinho

Assessora de Imprensa

Delegação da União Europeia no Brasil

Tel: +55 (61) 98375 0055

teresa.coutinho@eeas.europa.eu