A União Europeia sempre promoveu a cooperação entre os seus membros como forma de lidar com problemas comuns. A necessidade de enfrentar a pandemia da COVID-19 e as suas consequências sociais e económicas reforçou a importância de se trabalhar como “Equipa Europa”.
Ultrapassada a pandemia, esta abordagem continua a ser uma orientação fundamental, tanto na coordenação interna, como na cooperação da União Europeia com países parceiros, como Cabo Verde. O objetivo é o de criar complementariedades entre os programas e ações de cada elemento da Equipa Europa, melhorando a utilização dos recursos, tanto financeiros como técnicos e de conhecimento.
A Equipa Europa reúne a União Europeia e os seus Estados-Membros, assim como instituições financeiras nacionais e europeias como o Banco Europeu de Investimento. Juntos, os elementos da Equipa Europa combinam recursos consideráveis, mobilizando também o setor privado europeu.
Com a ajuda dos Embaixadores da União Europeia, Espanha, França, Luxemburgo e Portugal, destacaremos, ao longo desta série, algumas das realizações da Equipa Europa no arquipélago, visando sempre apoiar o desenvolvimento sustentável e garantir que os benefícios alcançam toda a sociedade caboverdiana, incluindo os mais vulneráveis.
Ouçamos a Embaixadora da União Europeia, Carla Grijó, sobre o apoio da União Europeia à transição energética em Cabo Verde e à sua adaptação às alterações climáticas.