Sobre o Embaixador
Seja bem-vindo ao website da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.
MENSAGEM DO EMBAIXADOR
É com grande honra que iniciei, em setembro de 2025, a minha missão enquanto Embaixador da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau.
Os meus primeiros meses em Bissau deram-me a oportunidade de conhecer este fantástico país, de gente maravilhosa e rico na sua diversidade cultural, da parte continental à zona insular do arquipélago dos Bijagós. Essa vivência reforçou em mim a convicção de que a Guiné-Bissau é um país de enorme potencial humano, económico e ambiental.
Como sabem, a União Europeia e a Guiné-Bissau partilham uma relação sólida e duradoura, baseada na amizade, na confiança e no compromisso comum com o desenvolvimento sustentável. Hoje, essa parceria está mais forte e dinâmica do que nunca, refletindo uma vontade conjunta de construir um futuro de prosperidade, estabilidade e oportunidades para todos.
A União Europeia é, e continuará a ser um parceiro próximo e comprometido com o povo guineense. Através da iniciativa Global Gateway, pretendemos reforçar a nossa cooperação em setores fundamentais como a pesca, a agricultura, a energia, as infraestruturas e a saúde, promovendo investimentos sustentáveis que contribuem para o crescimento económico e o bem-estar das comunidades.
O nosso objetivo é apoiar a Guiné-Bissau no seu caminho rumo ao desenvolvimento desejado, assegurando que os benefícios do progresso chegam a todos, em linha com o princípio europeu de “não deixar ninguém para trás”.
Estou profundamente empenhado em dar continuidade e novo impulso ao trabalho conjunto entre a União Europeia, os seus Estados-Membros e a Guiné-Bissau, sob o espírito de Team Europe, promovendo ações concretas que reforcem a resiliência do país e criem condições para um desenvolvimento inclusivo e duradouro.
Ku confiansa e ambison partilhado na reafirma nha cumprimissu ku um Guiné-Bissau mas próspera, sustentável e solidária. Djuntusicaminhudifuturu!
Federico Bianchi
Embaixador da União Europeia na República da Guiné-Bissau