Discurso do Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau na Inauguração da Placa "Espaço Inclusivo e Seguro para Todos"

Caros colegas,

Agradeço a presença de todos hoje na inauguração da nova placa da delegação “Safe & Inclusive Sapce for All”. Hoje é um dia importante para a nossa Delegação e, por se tratar de um evento interno mas também oficial, gostaria de dizer algumas palavras nas quais acredito profundamente.

Esta iniciativa está fundamentada nos princípios europeus de defesa dos Direitos Humanos, especialmente este ano que celebramos os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao inaugurármos esta placa aderimos aos valores que representa, inspirando-nos dos nossos parceiros internacionais na Guiné-Bissau, como as Nações Unidas, que trabalham a nível nacional em conformidade com a universalidade dos Direitos Humanos de igualdade, liberdade, respeito e tolerância.

Este símbolo carrega um amplo significado de diversidade e inclusão, difícil de transmitir por meio de um único design gráfico. Nesta Delegação, operamos com um espírito de inclusão, tolerância e profundo respeito entre todos os colegas que convivem aqui, onde compartilhamos diversas opiniões, experiências de vida e crenças. A diversidade e a inclusão são cruciais na criação de ambientes de trabalho seguros e acolhedores para todos os colaboradores presentes.

A Delegação da União Europeia é, e deve manter-se, um espaço de diálogo para uma comunicação aberta. Por isso, a União Europeia reafirma o seu compromisso de reforçar espaços que promovam a diversidade, a tolerancia e o respeito de todos. Hoje, o espaço onde estamos exemplifica essa inclusão ao ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

É importante recordar que esta Delegação está inserida num contexto nacional onde os vínculos com os grupos étnicos são importantes. Assim, esta é uma casa Europeia partilhada, que se orgulha da diversidade que a caracteriza : as várias idades, géneros, etnias ou religiões convivem aqui.

Hoje é também uma oportunidade para reconhecer a necessidade de um tratamento egualitário dentro do respeito pela comunidade LGBTIQ+ Os valores culturais, tradicionais ou religiosos não podem justificar qualquer forma de discriminação. A não-dismcriminaçao insere-se nos valores Africanos, já que em 2008 a Guiné-Bissau e Cabo Verde apoiaram a declaração da ONU sobre os direitos LGBTQ+.

Agradeço uma vez mais a presença de todos hoje, é sem dúvida um apoio significativo à sensação de um lugar comum seguro, e acolhedor para todas as diversidades e diferenças que aqui trabalham.

Permaneço disponível para discutir maneiras de melhorar a experiência de todos dentro destas paredes. Como sabem, "Unidos na Diversidade" é o lema da União Europeia. Mantemo-nos ao vosso dispor caso queiram saber como a União Europeia (através dos nossos colegas de Cooperação) trabalha nas questões de diversidade e a inclusão.

Muito obrigada a todos.

@Egalite_EU

Embrace diversity, reject prejudice, and stand united for tolerance. Let's build bridges, not walls.

T – for Treating others with respect

O – for Opening up to new perspectives

L – for Listening actively to new ideas

E – for Educating yourself about different cultures

R – for Rejecting unfair stereotypes

A – for Accepting differences

N – for Nurturing empathy

C – for Celebrating uniqueness

E - for Embracing diversity

#OurVoiceOurFuture #UDHR75 #IDAHOT #EndVAW #OrangeTheWorld #SayNoStopVAW #EndGBV