Alto Representante Josep Borrel visita Moçambique e Quénia

A visita é uma oportunidade para aprofundar os laços e a cooperação com parceiros africanos num novo contexto geopolítico centrado em questões como a manutenção da ordem multilateral, a crise alimentar e energética global e a cooperação para a paz e segurança do continente

 

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, esta semana visita Moçambique e Quénia, de 8 a 10 de Setembro, para aprofundar os laços e a cooperação com parceiros africanos num novo contexto geopolítico centrado em questões como a manutenção da ordem multilateral, a crise alimentar e energética global e a cooperação para a paz e segurança do continente.

Em Maputo, na quinta-feira, dia 8, o Alto Representante deverá reunir-se com o Presidente da República e com a Ministra dos Negócios Estrangeiros. No dia seguinte, 9 de Setembro, Josep Borrell vai visitar a Missão de Formação Militar da União Europeia (EUTM Moçambique), no campo de treino da Katembe, onde vai testemunhar a cerimónia de entrega de equipamento financiado pelo Mecanismo de Paz Europeia, junto com o Vice-Almirante Bléjean, Director-Geral do Estado-Maior da UE.

Na ocasião, Borrell vai participar na cerimónia para a mudança de comando da EUTM Moçambique, com o Comandante Brigadeiro General Nuno Lemos Pires a deixar o posto que passa a ser ocupado pelo também português, Comodoro Martins de Brito. Ainda em Maputo, o Alto Representante deverá encontrar-se com o Ministro da Defesa Cristóvão Chume e visitar um projecto de cooperação financiado pela União Europeia, centrado no empoderamento dos jovens através da promoção de emprego.

No sábado 10 de Setembro, Borrell seguirá viagem ao Quénia.

  • Fotos e vídeos da missão estarão disponíveis no portal EbS e no website EEAS website do serviço externo da União Europeia.