Equipa Europa une esforços para apoiar Moçambique face às cheias

Até ao momento, a União Europeia mobilizou 2,95 milhões de euros em ajuda humanitária de emergência, garantindo apoio imediato às populações mais vulneráveis, através dos seus instrumentos de resposta rápida e em estreita coordenação com as autoridades nacionais e os parceiros humanitários no terreno.

Em resposta ao apelo do Governo de Moçambique, e na sequência das cheias que afectaram mais de 720 mil pessoas, a União Europeia e os seus Estados-Membros contnuam a agir lado a lado para apoiar as famílias e comunidades e reforçar a resposta humanitária no país.

Até ao momento, a União Europeia mobilizou 2,95 milhões de euros em ajuda humanitária de emergência, garantindo apoio imediato às populações mais vulneráveis, através dos seus instrumentos de resposta rápida e em estreita coordenação com as autoridades nacionais e os parceiros humanitários no terreno.

Este esforço conjunto foi assinalado numa cerimónia realizada em Maputo, onde os Embaixadores da França, Portugal, Suécia e Bélgica, juntamente com o Embaixador da União Europeia, procederam à entrega simbólica de ajuda humanitária adicional à Secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria de Fátima Simão Manso, em representação do Governo de Moçambique. A assistência chegou ao país através de quatro voos humanitários, no âmbito do instrumento EURelief, complementados por uma Ponte Aérea Humanitária da União Europeia, que assegura a distribuição dos bens em Maputo, Beira e Xai-Xai.

EU HAB Mozambique

Solidariedade europeia em acção

  • Bélgica disponibilizou cerca de 10 toneladas de bens essenciais, através da equipa B-FAST, em parceria com a OIM e a UNICEF.

  • Suécia forneceu tendas e mantas para apoiar aproximadamente 1.400 pessoas, em colaboração com a CARE, respondendo à necessidade urgente de abrigo.

  • França enviou 10 toneladas de material de emergência, incluindo tendas e equipamentos para armazenamento de água, distribuídos pela OIM, reforçando a sua assistência já em curso.

  • Portugal contribuiu com 21 toneladas de bens humanitários, sobretudo alimentos e materiais de abrigo, canalizados através da Aga Khan Moçambique e da Cruz Vermelha Moçambicana, complementando o apoio da missão humanitária “Kanimambo”.

EU HAB Belgium

No terreno, a ajuda está a ser entregue por parceiros humanitários de confiança, como a UNICEF, CARE, Organização Internacional para as Migrações, Federação Internacional da Cruz Vermelha e a Rede Aga Khan. Em paralelo, organizações como o Programa Alimentar Mundial, a CARE, a OIM e a UNICEF Moçambique mobilizaram recursos adicionais, num montante indicativo de 270 mil euros, para garantir assistência imediata às famílias afectadas.

A União Europeia apoia igualmente a resposta técnica às cheias. A pedido das Nações Unidas, uma equipa europeia de peritos em gestão de inundações e segurança de barragens foi mobilizada para apoiar as operações no terreno.

Sob a abordagem #TeamEurope, a União Europeia e os seus Estados-Membros trabalham em conjunto com parceiros e governo para garantir que a ajuda chega rápida e eficazmente a quem mais precisa. Juntos, reiteraram a sua solidariedade com o povo moçambicano e o seu compromisso contínuo em apoiar o país quer durante a resposta de emergência como na fase de recuperação.

EU HAB