Ligar Moçambique à energia do futuro

Moçambique e a União Europeia estão a trabalhar juntos para acelerar a transição para a energia verde. Através da Global Gateway e da campanha internacional de compromisso “Aumentar as Energias Renováveis em África”, a União Europeia está a liderar os esforços para expandir rapidamente as energias renováveis em todo o continente, com o objectivo de triplicar a capacidade de energia limpa até 2030. Em Moçambique, isto significa investir em barragens hidroeléctricas, electrificação e linhas de transmissão para fornecer electricidade limpa, fiável e acessível. Estes esforços criam um impacto positivo na vida das pessoas, hoje e amanhã.

  • Video file
  • Video file

Conheça a Rosie

Chamo-me Rosie e tenho um pequeno atelier de moda no quintal da casa dos meus pais em Maputo. Desde 2020, tenho desenhado vestidos para casamentos, igreja, eventos tradicionais, etc. Cada peça que crio é feita para que alguém se sinta confiante e orgulhoso.

É por isso que estou grata pela energia sustentável. Quando a energia se torna mais estável, o meu trabalho também o é.

Com energia limpa, posso manter as minhas máquinas de costura a funcionar, as luzes do meu atelier acesas e a minha criatividade a fluir. E à medida que o meu negócio se torna mais eficiente em termos energéticos, não estou apenas a perseguir o meu sonho, estou a costurar um futuro melhor, um vestido de cada vez.

Conheça o Ivan

Chamo-me Ivan e adoro basquetebol desde os 14 anos. Actualmente, concilio o trabalho como taxista e a venda de roupa desportiva com os treinos no campo do meu bairro.

Estou grato pelo facto de a energia sustentável estar a ajudar a manter as luzes acesas nos nossos campos locais, para que também possamos jogar depois de escurecer.

Com um melhor acesso à energia, posso manter-me em forma e continuar a melhorar as minhas habilidades. À medida que o acesso à energia limpa aumenta, poderei continuar a jogar o jogo que adoro, inspirar a minha comunidade e, um dia, construir algo ainda maior: uma escola de basquetebol para a próxima geração.

  • Video file

PARTNERS

LayLizzy

Picture of LayLizzy.

Laylizzy é um rapper moçambicano conhecido pela sua mistura de rap português e inglês. Com um estilo único que funde sons africanos com o hip-hop contemporâneo, representa uma nova geração de artistas africanos que estão a remodelar a cena musical. As letras de Laylizzy exploram temas de identidade, auto-expressão e orgulho cultural, enquanto a sua crescente consciência das questões sociais e ambientais reflecte um compromisso mais profundo com a mudança positiva no mundo.

Denise Ivone

Picture of Denise Ivone

A Denise Ivone é uma influenciadora digital moçambicana, activista pelos direitos digitais e direitos humanos. Ela tem um Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Sussex, que conseguiu como Chevening Scholar, e tem feito um trabalho muito importante na área da igualdade de género, educação e participação cívica em toda a África Lusófona. Já foi reconhecida várias vezes e também é uma Campeã da Juventude AU-EU, onde defende mais participação cívica e a protecção dos direitos digitais na governação africana. O conteúdo dela chega a milhões de pessoas no Instagram e TikTok, onde ela inspira acção através de histórias corajosas, linguagem que a gente entende e uma voz afro-feminista cheia de energía.

Scaling up Renewables in Africa campaign

Parte de uma missão mais grande

África tem o potencial para se tornar o continente mais sustentável do mundo. Mas apesar disso, milhões de pessoas em todo o continente ainda não têm acesso à electricidade. À medida que a população africana e os desafios climáticos globais aumentam, a campanha de angariação de fundos “Aumentar as Energias Renováveis em África” visa desbloquear esse potencial. Esta transição através dos investimentos da Global Gateway irá fornecer energia acessível, sustentável e fiável ao povo africano, criando ao mesmo tempo empregos e impulsionando o crescimento a longo prazo.

PROGRAMAS DE ENERGIA EM MOÇAMBIQUE

  • Image
    Picture of the National Control Centre for Energy.

Melhorar a fiabilidade energética nacional através de um centro nacional de controlo

Iniciativa Flagship Global Gateway

Com o apoio da UE no âmbito da Estratégia Global Gateway, Moçambique está a construir um Centro Nacional de Despacho para gerir a sua rede eléctrica de forma mais eficiente. Esta instalação de última geração ajudará a reduzir os apagões e cortes de energia em todo o país, beneficiando cerca de 5 milhões de pessoas ao melhorar a fiabilidade e a qualidade do fornecimento de eletricidade. Apoiará igualmente serviços críticos, como hospitais e escolas, e acelerará a transição de Moçambique para um sistema energético mais limpo e resiliente.

Modernização de centrais hidroelétricas para eletricidade limpa e estável

Iniciativa Flagship Global Gateway

Com o apoio alemão no âmbito da Global Gateway, Moçambique irá reabilitar e expandir a capacidade de geração de energia das duas centrais hidroeléctricas (HHP) em Cuamba e Lichinga, província do Niassa. Estes são os únicos HPP detidos pela EDM no norte do país. O projecto irá melhorar o aprovisionamento energético eficiente e fiável das energias renováveis disponíveis localmente e respeitadoras do clima em Moçambique, em particular para as cidades de Cuamba e Lichinga e arredores.

Com o apoio da UE no âmbito da Estratégia Global Gateway, Moçambique está a modernizar a sua infraestrutura hidroelétrica para reforçar a fiabilidade e a sustentabilidade energéticas. A Central Hidroeléctrica de Cahora Bassa, na província de Tete, a maior do país, está a ser modernizada para prolongar a sua vida operacional em pelo menos 25 anos, garantindo o fornecimento contínuo de electricidade limpa à rede nacional e à região da África Austral.

  • Image
    Picture of the Cahora Bassa Hydroelectric power plant.
  • Image
    Picture of the ProEnergia programm.

Ampliar o acesso à eletricidade através da Proenergia

Iniciativa Global Gateway

Através do programa ProEnergia, a UE no âmbito da Estratégia Global Gateway está a ajudar a transportar eletricidade para mais de 514 862 agregados familiares nas províncias rurais de Moçambique, incluindo a Zambézia e Nampula. Ao ligar as comunidades aos sistemas de rede e fora da rede, o projeto está a melhorar a saúde, a educação e as oportunidades económicas - transformando a vida de mais de 2 500 000 pessoas que anteriormente dependiam de querosene, velas ou lenha para iluminação e cozinha.

Soluções de cozinha limpas para melhorar a saúde e o ambiente

Iniciativa Global Gateway

Apoiado pela UE no âmbito da Estratégia Global Gateway, o programa de cozinha limpa em Moçambique está a ajudar milhares de famílias, principalmente nas zonas rurais e periurbanas, como as províncias de Sofala e Tete, a mudar do carvão vegetal e da lenha para soluções mais seguras e sustentáveis, como o biogás. Estas alterações reduzem a poluição nociva do ar interior — responsável por milhares de mortes prematuras por ano — poupam tempo e recursos, especialmente para as mulheres e as crianças, e ajudam a preservar as florestas, beneficiando tanto as pessoas como o planeta.

  • Image
    Picture of the clean cooking programme.
  • Image
    Picture of a project in Mozambique

Interconexão eléctrica Moçambique-Maláui para um crescimento sustentável

Iniciativa Global Gateway

Com o apoio da UE, o projeto «Moçambique – Linha de Transporte do Maláui» contribui para o crescimento económico sustentável e a redução da pobreza, bem como para a proteção do clima, proporcionando acesso a um fornecimento de energia fiável, sustentável e respeitador do clima graças à construção de uma linha de transporte de alta tensão de 218 km de comprimento entre Matambo (Província de Tete, Moçambique) e Phombeya (Distrito de Balaka, Maláui). O projeto contribui igualmente para a integração do mercado regional da eletricidade na região da África Austral, de modo a que os respetivos défices e excedentes de eletricidade nos vários países possam ser equilibrados.

PROLER (Promoção de Leilões de Energias Renováveis)

Iniciativa Global Gateway

Com o apoio da UE, a iniciativa relativa às energias renováveis apoia o desenvolvimento de três centrais solares (Dondo – província de Sofala), Manje – província de Tete, Chimbunila – província do Niassa) e de uma central eólica (Jangamo – província de Inhambane), com uma capacidade combinada de 160 MW. A PROLER desempenha um papel transformador ao reforçar o quadro regulamentar de Moçambique, incentivar o investimento privado em energia limpa e contribuir para uma energia limpa acessível e ligada à rede para quase 300 000 famílias, reduzindo simultaneamente as emissões anuais de CO2 em mais de 25 000 toneladas.

  • Image
    Picture of a project in Mozambique
Page Updated: