Moçambique: Pintura de Mural marca Campanha dos 16 Dias de Activismo contra a Violência baseada no Género
A Campanha Global dos 16 Dias de Activismo para Combater a Violência Contra Mulheres e Raparigas é um momento central para reafirmar o compromisso conjunto da União Europeia, do Governo de Moçambique e de diversos parceiros na prevenção e resposta à violência baseada no género.
No âmbito desta campanha, realizou-se na Cidade de Maputo uma acção comunitária na Escola Secundária Josina Machel, que combinou sensibilização sobre Violência Baseada no Género e expressão artística através da pintura colectiva de um mural.
A actividade contou com representantes do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social, autoridades municipais, jovens estudantes, activistas e voluntários, artistas e membros do corpo diplomático. O Embaixador Antonino Maggiore participou na iniciativa e destacou o compromisso da União Europeia em trabalhar de forma conjunta pela defesa dos direitos humanos e pela prevenção e eliminação de todas as formas de violência, em Moçambique e não só.
EUinMoz
A ocasião permitiu reforçar a mensagem de que a violência baseada no género é um problema que afecta comunidades de todo o mundo e exige respostas firmes, coordenadas e sustentadas.
O mural, concebido com parceiros como a Plan International, o Centro de Democracia e Desenvolvimneto e a Embaixada da Finlândia, e pintado de forma colectiva, simboliza o apelo a um futuro em que raparigas e mulheres possam viver livres de violência e discriminação. Através da arte e da participação activa dos jovens, a iniciativa evidenciou o papel essencial do envolvimento comunitário na promoção de atitudes e comportamentos que respeitem a dignidade e os direitos de todas as pessoas.
A actividade enquadra-se no Projecto “Sou Jovem”, financiado pela União Europeia, cujo objectivo é reforçar o empoderamento dos jovens nos processos democráticos em Moçambique, desenvolvendo a sua consciência sobre direitos humanos, igualdade de género e inclusão social, e fortalecendo o papel das organizações juvenis.
EUinMoz
Como sublinhou o Embaixador Maggiore, a União Europeia vai continuar a trabalhar lado a lado com o Governo e com as organizações parceiras para apoiar políticas públicas, iniciativas de prevenção, protecção de vítimas e sobreviventes e acções que ampliem a voz das mulheres e raparigas.
Os 16 Dias de Activismo, que culminam com a celebração do Dia dos Direitos Humanos, lembram que combater a violência baseada no género é um esforço contínuo, que exige compromisso, coragem, recursos adequados e colaboração entre todos os sectores da sociedade.
CONTACT DETAILS
Press & Information
Delegation of the European Union to Mozambique
Av Julius Nyerere, nº2820 - C.P. 1306, Maputo
P: +258 21 481000