UE retira Moçambique da lista de países com maior risco de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo

A União Europeia actualizou a lista de países com maior risco de branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, e há boas notícias para Moçambique.

A nova avaliação pelos organismos da Comissão Europeia reconhece progressos importantes feitos por vários países que estavam sob monitorização. Moçambique, junto com Burkina Faso, Mali, Nigéria, África do Sul e Tanzania, deixou a lista depois de demonstrar melhorias reais nos seus sistemas de prevenção e controlo.

Para Moçambique e os demais países retirados da lista, esta decisão tem efeitos práticos:

  • Menos barreiras nas operações financeiras com a UE
    Instituições europeias deixam de ser obrigadas a aplicar medidas adicionais de vigilância em todas as transações. Isso facilita investimentos, comércio e acesso a serviços financeiros.
  • Mais confiança internacional
    Sair da lista é um sinal claro de que o país reforçou os seus mecanismos de combate ao crime financeiro. Essa credibilidade ajuda na atração de parceiros económicos e no fortalecimento da imagem do país no exterior.
  • Incentivo à continuidade das reformas
    A decisão mostra que os esforços feitos até agora foram reconhecidos, mas também encoraja a manutenção e o aprofundamento das melhorias já em curso.

A União Europeia mantém o compromisso de trabalhar lado a lado com os países parceiros para garantir sistemas financeiros mais seguros e transparentes. 

Esta actualização acontece pouco tempo depois de o Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) ter oficialmente retirado o país da "lista cinzenta", o que restaurou o a confiança internacional no ambiente de investimento nacional e melhoria no acesso ao crédito.

Estes são passos importantes para Moçambique e para todos os países que continuam a avançar firmes no combate ao crime financeiro internacional.

Press & Information Team - EU Delegation Mozambique

Av Julius Nyerere, nº2820 - C.P. 1306, Maputo

P: +258 21 481000 

 Email: delegation-mozambique-information@eeas.europa.eu