União Europeia e Moçambique reforçam parceria para reformas, democracia e desenvolvimento sustentável
Sob o lema “Promover reformas, fortalecer a democracia, assegurar o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, o diálogo abordou três áreas principais: o contexto político interno, incluindo as reformas em curso; o estado da cooperação bilateral; e temas de interesse comum na agenda internacional, com destaque para segurança, paz e estabilidade.
A delegação moçambicana reafirmou o compromisso com o diálogo político inclusivo e com reformas que fortaleçam a democracia e o desenvolvimento sustentável. A UE elogiou esses esforços, especialmente o encontro entre o Presidente moçambicano Daniel Chapo e o líder da oposição Venâncio Mondlane, e ofereceu apoio às reformas nos sectores da justiça e do processo eleitoral.
A UE e Moçambique expressaram satisfação com os avanços da cooperação no âmbito do programa conjunto até 2027 e reafirmaram o empenho na criação de um ambiente favorável ao investimento e comércio. Moçambique pediu a retoma do apoio directo ao orçamento nacional, suspenso desde 2015.
Sobre a situação em Cabo Delgado, a UE reiterou o seu apoio ao combate ao terrorismo e destacou o início do novo mandato da Missão de Assistência Militar da UE, em apoio às Forças Armadas moçambicanas.
As duas partes comprometeram-se, também, a reforçar a cooperação em questões regionais e globais de paz e segurança, direitos humanos e ajuda humanitária, com atenção também aos conflitos no Médio Oriente, na Ucrânia e na África Austral.
Leia em Português e em Inglês o Comunicado Conjunto emitido após o Diálogo de Parceria.
#EUinMoz
@EUinMoz