França #UnitedInDistance: Ajudar as vítimas de violência doméstica

07.04.2020

Uma associação francesa trabalha em estreita colaboração com a polícia e os assistentes sociais para organizar saídas rápidas e encontrar alojamento alternativo para as vítimas de violência doméstica, face ao aumento drástico destes casos desde o início do confinamento.

L’Atelier Remuménage
Mudanças solidárias
França

Pretende-se que as medidas de confinamento protejam todos, incluindo os mais vulneráveis. Infelizmente, a gaiola em que estamos fechados nem sempre é dourada. É o caso das vítimas de violência doméstica, que se encontram encurraladas com os seus agressores, afastadas de outras pessoas e dos recursos que as podem ajudar.

Desde o início do confinamento, todos os países registaram um aumento drástico dos casos de violência doméstica. Neste contexto, a associação L’Atelier Remuménage (ligação externa), sediada na cidade francesa de Bordéus e no departamento de Gironde, tomou a iniciativa de ajudar as vítimas a encontrar uma forma de saírem rapidamente de casa.

A associação trabalha em estreita colaboração com a polícia francesa e os assistentes sociais, que normalmente têm conhecimento de situações difíceis e ajuda a encontrar alojamento alternativo para as vítimas.

No entanto, as ações de solidariedade da associação L’Atelier Remuménage não ficam por aqui: a associação, cuja principal atividade é o transporte de mercadorias para particulares e profissionais de uma forma socialmente responsável e respeitadora do ambiente, trata também da entrega de compras e de outros bens de primeira necessidade às pessoas com mobilidade reduzida.

Merci L’Atelier Remuménage, somos #UnitedInDistance

Veja também