Comunicado de Imprensa da MOE UE Timor-Leste 2022
Dili, 20 de Abril de 2022
‘’As preparações de Timor-Leste para a votação foram bem administradas pelas autoridades eleitoraise o dia de eleições foi calmo e ordeiro. A presença forte dos fiscais de candidatura e dos observadores nacionais trouxeram transparência ao processo. Os observadores da União Europeia avaliaram os processos de votação e contagem de uma forma positiva.’’ afirmou esta manhã Domènec Ruiz Devesa, o Chefe Observador da MOE da UE, numa conferência de imprensa na capital.
O Chefe Observador da MOE da UE salientou que: “As eleições foram competitivas e a campanha foi em grande parte pacifica, com um ligeiro aumento dos ataques pessoais nas redes sociais nos últimos dias.” Ruiz Devesa sublinhou que, “as mulheres assistiram a eventos de campanha em menor número e apesar de ter existido um aumento da participação ativa das mulheres enquanto oradoras, foi dada menos atenção ao empoderamento de mulheres do que na primeira volta.”
“Durante a campanha da segunda volta, a estação Pública Rádio-Televisão Timor-Leste (RTTL TV) deu uma cobertura editorial equitativa a ambos os candidatos. O grupo privado Grupo Media Nacional (GMN TV) continuou a favorecer a candidatura de Ramos-Horta. A RTTL TV deu uma cobertura noticiosa ligeiramente superior a Lú-Olo, enquanto as notícias da GMN TV incluíram Ramos-Horta o dobro das vezes de Lú-Olo.”
Ruiz Devesa explicou: “A Missão tem tido uma presença permanente em todo o país desde meados de Fevereiro e as conclusões baseiam-se na observação direta de cerca de 200 eventos de campanha e mais de 1000 entrevistas. No dia das eleições, mais de 40 observadores da UE relataram sobre mais de 160 estações de voto em 12 municípios e na Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno.”
Esta declaração preliminar da Missão de Observação Eleitoral da UE é apresentada antes de estar concluído o processo eleitoral. Ainda subsistem fases importantes do processo incluindo o apuramento de resultados e a resolução de contencioso eleitoral. A MOE da UE continua no país para observar a continuidade do processo eleitoral.
Para mais informações: Assessora de Imprensa: +67077153494, imprensa@eueom-timor-leste.eu