Visita do Comité Militar da União Europeia a Moçambique

O General Robert Brieger, Presidente do Comité Militar da UE (CEUMC), visitou Moçambique em Janeiro, com uma agenda que incluiu encontros com o Comandante da Missão de Formação Militar da União Europeia (EUTM Mocambique), Comodoro Martins de Brito e o seu pessoal, e visita ao Campo de Treinos da missão na Katembe, na capital Maputo.
Enquanto testemunhava as sessões de treino a oficiais moçambicanos, ministrada pela EUTM, o General Brieger salientou o papel fundamental desempenhado pela missão no apoio a uma resposta mais eficiente e eficaz das forças armadas moçambicanas à crise em Cabo Delgado, com respeito pelos direitos humanos e o direito humanitário internacional. Destacou ele o papel da missão na preparação para a protecção de civis, incluindo questões relacionadas com o género, e na formação específica sobre Mulheres, Paz e Segurança.
"Estava ansioso por ter uma impressão pessoal, do terreno, do excelente trabalho realizado pela Missão no Campo de Treinos em Katembe”, disse o General Brieger, destacando a relevância da EUTM Moçambique para os interesses e parcerias da União Europeia".
Como parte da visita, o General manteve reuniões separadas com o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Moçambique, Almirante Joaquim Mangrasse, e o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, tendo discutido os últimos desenvolvimentos políticos, militares e civis no país e na região.
A União Europeia é um parceiro de longa data na região e em Moçambique, onde assegura um apoio abrangente, militar e civil, para ajudar o país a ultrapassar os múltiplos desafios actuais. “A EUTM Moçambique é um exemplo do compromisso da EU de contribuir para a melhoria da segurança, que continua a ser um pré-requisito fundamental para que todos os outros instrumentos de desenvolvimento entrem em acção", afirmou o General Brieger.