Ação conjunta UE-EUA na luta mundial contra a COVID-19 e rumo a uma recuperação sustentável
Resposta da UE e dos EUA à COVID-19
Uma ação transatlântica forte é crucial para enfrentar desafios mundiais, como, por exemplo, a pandemia da COVID-19. Em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (ligação externa) e na sequência da Cimeira Mundial sobre Saúde do G20, a UE e os EUA estão a distribuir e a administrar vacinas em países com pouca ou nenhuma produção de vacinas e com recursos escassos.
A plataforma de dados europeia COVID-19 é fundamental para combater o vírus e detetar ameaças mundiais para a saúde, tendo sido criadas três vacinas que já foram utilizadas em milhões de pessoas para além da UE, graças à colaboração entre a UE e os EUA nas fases de produção e distribuição. A Equipa Europa pretende doar 100 milhões de doses de vacinas a países de baixo e médio rendimento até ao final do ano, nomeadamente através do mecanismo COVAX.
A cooperação transatlântica abrange todas as ações necessárias para melhorar a preparação a nível mundial, os sistemas de alerta precoce, a prevenção, a deteção, a resposta coordenada, a resiliência e a recuperação da atual pandemia e de eventuais emergências de saúde pública no futuro.
Ficha informativa sobre a cooperação transatlântica na luta contra a COVID-19 (clique na imagem para a ler)
A cooperação transatlântica impulsiona uma recuperação sustentável a nível mundial
As relações bilaterais entre a UE e os EUA são as as mais importantes do mundo, em termos de comércio e de investimento, representando cerca de um terço do PIB e do comércio mundial e 60% do investimento direto estrangeiro. À medida que os planos de recuperação da COVID-19 estão a ser elaborados e implementados, a UE e os EUA estão a liderar o caminho para um novo modelo económico mais sustentável no futuro, juntamente com outros parceiros que partilham as mesmas ideias.
Em resultado de uma forte liderança transatlântica, o G7 anunciou que se comprometia a cessar o financiamento da produção de eletricidade a partir de carvão sem captação de emissões. Tanto a UE como os EUA pretendem conservar ou proteger, pelo menos, 30% do território mundial e 30% das águas dos oceanos mundiais até 2030. Através da Missão Inovação (ligação externa), tanto a UE como os EUA reiteraram o seu compromisso numa transição mundial para energias limpas.
Leia mais sobre o impacto das comunidades empresariais, médicas e de investigação da UE e dos EUA na luta mundial contra a COVID-19. Clique aqui para ficar a saber por que motivo é que a colaboração UE-EUA é fundamental para assegurar uma transição rápida para um planeta hipocarbónico.