União Europeia reforça a cooperação com o Afeganistão através da nomeação de um Enviado Especial
A Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, nomeou Roland Kobia Enviado Especial da União Europeia para o Afeganistão. O Enviado Especial terá como principal tarefa promover o contributo da União Europeia para a paz duradoura e a prosperidade no Afeganistão e na região.
Roland Kobia, alto funcionário do SEAE que é atualmente chefe da delegação da União Europeia em Myanmar, deverá assegurar a continuação do empenho da União Europeia nos processos internacionais e regionais que visam a paz no Afeganistão, através da coordenação e da concertação com todos os intervenientes regionais, internacionais e não governamentais. Atuará enquanto representante da União nas instâncias e processos pertinentes. Assegurará também a comunicação regular de informações aos Estados-Membros da União Europeia.
«Roland Kobia possui uma longa experiência de processos de paz e reconciliação na Ásia e em África. Com a sua nomeação, a União Europeia confirma o seu empenho em cooperar com os nossos amigos afegão para restabelecer a paz no país, de uma vez por todas, após um longo conflito que custou muitas vidas, bem como em apoiar a estabilidade e o desenvolvimento do país, o Estado de direito e os direitos humanos e os direitos das mulheres», afirmou Federica Mogherini. «Gostaria igualmente de agradecer ao atual Representante Especial da UE, Franz-Michael Mellbin, pela sua contribuição excecional e pelo trabalho incansável em prol da estabilidade, da paz e dos esforços de reforma no Afeganistão durante os últimos quatro anos», acrescentou.
O novo Enviado Especial desenvolverá o seu trabalho em estreita colaboração com Pierre Mayaudon, recentemente nomeado chefe da delegação da União Europeia no Afeganistão. Roland Kobia assumirá as suas novas funções em 1 de setembro de 2017.