Dia da Europa, 9 de Maio - Comemorações em Cabo Verde
Praia, 30 de Abril de 2019
COMUNICADO DE IMPRENSA
ASSUNTO: Dia da Europa, 9 de Maio - Comemorações em Cabo Verde
A União Europeia celebra anualmente o Dia da Europa em Cabo Verde com atividades variadas no quadro das excelentes relações guiadas pela Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde.
Em 2018, as comemorações tiveram lugar Ribeira Grande e Praia, na ilha de Santiago, e no Porto Inglês, na ilha do Maio. Este ano, dando continuidade à descentralização das atividades as celebrações terão lugar na cidade do Mindelo, em São Vicente.
Atendendo a relevância do trabalho pedagógico e cultural que a ALAIM - Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo vem desenvolvendo, esta associação vai acolher a atividade central das celebrações, enquanto parceira, no Mindelo, no dia 9 de Maio pelas 18h00.
O evento contará com performances de teatro, música e dança protagonizadas por crianças, adolescentes e jovens de escolas locais além de apresentações de projetos cofinanciados pela UE e implementados por Organizações Não Governamentais nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.
O Dia da Europa celebra a integração do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman em 1950 sobre uma nova forma de cooperação política na Europa propondo a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores.
Comemorações do Dia da Europa em Cabo Verde
Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo - ALAIM
9 de Maio de 2019 - Ilha de São Vicente
Programa
18h00
- Acolhimento dos convidados / Batucada com Mestre Mick Lima e grupo.
- Coro Escola Jorge Barbosa.
- Coro da Escola Portuguesa do Mindelo.
- Discursos: Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde e Ministro de Estado em representação do Governo de Cabo Verde.
- Escola de Dança Noelisa Santos (Ballet Classic e Contemporâneo).
- Encerramento do projeto "Sociedade Civil na Defesa Efetiva dos Consumidores" e apresentação dos principais resultados pela Associação de Defesa dos Consumidores.
- Performance musical com a Orquestra do Centro Juvenil da Ribeira de Craquinha.
- Sketes do Grupo de Teatro da Escola Salesianos. “Um gole custa uma vida” (alcoolismo) e “Entrevista de Emprego” (igualdade de género).
- Street Breakers (Dança de Rua e free style).
- Apresentação dos principais resultados do projeto "Raízes – Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão" implementado por Associação de Defesa do Património de Mértola - Portugal em parceria com as Câmaras Municipais de Porto Novo e Paúl, ISCEE e outras associações locais.
- Enxerto Cena da Varanda do espetáculo “Romeu ma Julieta, uma tragédia Crioula” com Deka Saimor (Julieta) e Milton Pires (Romeu).
- Apresentação dos principais resultados do projeto "Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente" implementado pela Associação dos Amigos da Natureza.
- Cocktail e Música com Eliana Rosa e Yannick
20h50: Encerramento